- Dra. Jaqueline Rezende | Oftalmologista Especialista em Plástica Ocular e Órbitas
(11) 95784-1719 (11) 95784-1719 (11) 95784-1719

6 dicas para manter a saúde dos olhos em dia

Por Dra. Jaqueline em 08/06/2021
6 dicas para manter a saúde dos olhos em dia

A visão é certamente um dos sentidos mais importantes do ser humano e é por meio dela que aprimoramos a nossa percepção de mundo. Por isso, para mantê-la sempre saudável é importante adotar hábitos como uma alimentação equilibrada, visitas periódicas ao oftalmologista, uso de óculos de sol, entre outros. Confira 6 dicas para manter a saúde dos olhos em dia:

1) De olho no seu prato

Uma alimentação balanceada com o consumo regular de ácidos graxos ômega 3, luteína, zinco e diversas outras vitaminas ajudam a prevenir doenças como catarata e degeneração macular. Você pode encontrar esses nutrientes nos seguintes alimentos: espinafre, couve, salmão, atum, ovos, nozes, feijão, laranjas e outras frutas cítricas.

2) Pare de fumar

Além de estar relacionado a doenças do pulmão e coração, o tabagismo também contribui para o desenvolvimento de doenças oculares, como catarata, degeneração macular e danos ao nervo óptico.
Se você é fumante, deixe já esse vício de lado!

3) Use óculos de sol

A exposição prolongada dos olhos ao sol sem proteção pode causar danos à córnea, ao cristalino e à retina, de forma cumulativa e gradual. Por isso, sempre que se expor ao sol, lembre-se de usar óculos com proteção UVA e UVB.
Os óculos de sol ideais devem bloquear entre 99% a 100% dos raios ultravioletas. É possível optar também por modelos de óculos com lentes panorâmicas, que ajudam a proteger as laterais dos olhos.
Além disso, se você usa lentes de contato, você pode optar pelas marcas que oferecem proteção UV. Porém vale reforçar o cuidado com o uso de óculos escuros também.

4) Fuja da Síndrome do Usuário do Computador

A Síndrome do Usuário do Computador é caracterizada por um conjunto de sinais e sintomas associados à exposição prolongada dos olhos às telas dos PCs.
Se você passa muito tempo do dia na frente do computador, fique atento! Os sinais mais frequentes da Síndrome do Usuário do Computador são dor de cabeça, olhos vermelhos, irritados ou secos, coceira, visão borrada, cansaço e dificuldade de foco.
Para diminuir os incômodos, recomenda-se:
-Usar lágrimas artificiais
– Fazer pausas de 20 minutos de uso do computador
– Piscar várias vezes para ajudar na lubrificação dos olhos
– Evitar reflexos de luzes do ambiente na tela ou na mesa
– Reduzir o brilho do computador

5) Não use colírios sem recomendação médica:

Vários colírios aparentemente inofensivos contem substancias que podem ser prejudiciais aos seus olhos se utilizadas de forma errada. Lembre-se: colírio também é remédio!

6) Visite o oftalmologista regularmente

Cerca de um terço da população acima de 16 anos nunca visitou um oftalmologista, segundo dados do Ibope. Além disso, boa parte dos brasileiros desconhecem doenças como o glaucoma, uma das principais causas da cegueira.

A visita anual ao oftalmologista é fundamental para a saúde ocular. É durante as consultas, que o profissional irá realizar exames e avaliar as suas condições oftalmológicas, ajudando a prevenir doenças.

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Saiba Mais

Aguarde..